Autoria

 

 

Natural do Porto, licenciado em Comunicação Social pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, José João Santos tem uma carreira profissional de 20 anos, mais de metade dos quais dedicados ao vinho.

 

O “bichinho” da rádio despertou no início da adolescência, quando foi convidado a participar num programa infanto-juvenil, numa rádio local. Abdicou da rádio quando entrou para a faculdade e, em 1998, cumpriu o primeiro e único estágio da carreira. Ao fim de três meses na delegação do Porto do jornal desportivo Record foi convidado a continuar. Um ano volvido, optou por regressar à radio que o viu crescer, a Festival, nesta nova fase já na qualidade de jornalista, repórter e editor de noticiários. Até que surge o convite para integrar a Rádio Nova, também no Porto, onde esteve de 2000 a 2003, como jornalista, repórter, editor de noticiários e moderador de debates políticos.

Após uma passagem pelo projeto online Jornal Digital, aceitou o desafio de integrar a produtora de conteúdos televisivos Ideias e Conteúdos, sediada em Espinho. Foi jornalista, repórter e voz off do programa de vinhos “A Hora de Baco”, assumindo ainda a produção e a reportagem do programa “Obra de Arte”, dedicado às grandes obras de engenharia portuguesa. Ambos eram emitidos na atual RTP3 e RTP Internacional.

Em 2008 integra os quadros da EV-Essência do Vinho, no Porto, empresa líder em Portugal na produção de eventos de vinhos e de gastronomia. Dirigiu, durante 10 anos, o departamento de comunicação, foi editor-adjunto, editor e provador da revista mensal WINE – A Essência do Vinho, cargo que também exerceu na Revista de Vinhos, entretanto adquirida pela EV, em março de 2017. Apresentou e coordenou, em 2010, o programa televisivo “Essência do Gourmet”, emitido no Porto Canal, e foi produtor e repórter no programa televisivo semanal “A Essência”, atualmente ainda emitido na RTP3 e RTP Internacional.

Em março de 2018 aceitou um novo desafio profissional e integrou o departamento de Marketing do grupo Sogevinus Fine Wines, que detém as casas Kopke, Burmester, Cálem e Barros, exercendo funções nas áreas da Comunicação e Relações Públicas.

Em dezembro do mesmo ano haveria de regressar à casa profissional, a EV-Essência do Vinho, para assumir a direção de conteúdos e retomar a paixão pela escrita, formação, prova e produção de conteúdos relacionados com vinho.

Detentor do diploma WSET – Nível 3 em Vinhos e Espirituosos, pela mais prestigiada instituição de ensino de vinhos do mundo, a Wine & Spirits Education Trust.