Beatriz Machado, entrevista e podcast: “A pessoa mais importante na sala não é quem faz o serviço de vinhos, é o cliente”

Beatriz Machado é especializada em análise sensorial de vinhos. E se respondermos a algumas questões de foro teórico é bem provável que acerte no tipo de vinho que mais se adequa ao nosso gosto.
Estudou na Universidade de Davis, na Califórnia, fez diversas consultorias e, em 2010,   começou no hotel The Yeatman, sendo hoje, diretora de vinhos do grupo Fladgate Partnership.
A seguir, alguns destaques de uma entrevista disponível na íntegra em formato podcast.
Podcast:
“De uma forma geral, as pessoas que comunicam o vinho estão mais interessadas em comunicar-se a elas próprias do que a pensar no que as pessoas gostam”.
“A pessoa que faz o serviço tenta impor aquilo que quer, o gosto pessoal, não tenta perceber o que a pessoa que está sentada – e que vai pagar – gosta”.
“O maior desafio é haver um serviço de vinhos que se equipare aos status em que a cozinha portuguesa está neste momento. A cozinha portuguesa está a evoluir muito, mas o serviço de vinhos não está a acompanhar. Está a faltar humildade, está a faltar perceberem que a pessoa mais importante na sala não é quem faz o serviço de vinhos,  é o cliente”.
“Os profissionais têm que ser efetivamente profissionais. Têm que descomplicar o vinho, desmistificá-lo e simplificá-lo de forma a que as pessoas se sintam à vontade a consumir vinho”.
“Quando o The Yeatman estava em construção, lembro-me de entrar com um capacete e ver o Porto todo iluminado. Essa imagem ficou-me na retina. Não há nenhum sítio assim no mundo”.
“O World of Wine vai ser, acima de tudo, um complexo cultural. Vai ter várias experiências, uma dedicada ao vinho, outra dedicada à cortiça, outra dedicada à história do Porto e do Norte de Portugal, outra que vai ter uma coleção privada de copos desde a época pré-romana. Vai ter um museu de design e moda, porque muito é produzido no Norte de Portugal e nós temos que o valorizar. E vai ter uma oferta diversificada de gastronomia e de vinhos”.
_fotos cedidas por Beatriz Machado