Teresa Gomes, entrevista e podcast: “A estrela é quem faz o vinho”

É sommelier e wine educator há mais de 20 anos. Acima de tudo tem trilhado um caminho fantástico a promover vinhos, em diferentes momentos e ocasiões, e também para diferentes públicos – nacionais e internacionais.

Recentemente, deu um novo fôlego a um projeto pessoal mas a imagem que tenho de Teresa Gomes é a de uma incansável divulgadora de vinhos, sempre com um sorriso rasgado, independentemente de quem tenha pela frente.

Ficam os destaques de uma entrevista que poderá ouvir na íntegra em formato podcast.

»download«

Teresa Gomes, sommelier:

“Eu só transmito aquilo que sei, tento transmitir a energia, o amor, a paixão que o produtor colocou a fazer aquele vinho”.

“Decidi arriscar e fazer aquilo que gosto: comunicar o vinho, inspirar as pessoas a beber vinho, contar-lhes um bocadinho da história deste país, que é maravilhoso, através dos vinhos”.

“Há uma grande procura por profissionais de vinhos em restaurantes, em bares, em hotéis, em lojas e neste momento não estou a ver as escolas de hotelaria a dar resposta a esse pedido”.

“Trabalho com vinhos desde 1,49€ a outros, que custam mais de 100€. Conforme o evento onde estou tenho públicos diferentes. É preciso ter capacidade de comunicar face ao provador, à pessoa que temos à frente”.

 

 

 

“O que assusta as pessoas em relação ao vinho é também o que as atrai – a complexidade”. 

 

“A nível de vinhos as pessoas são muito bairristas e bebem muito aquilo que é produzido localmente”.

texto: José João Santos / fotos cedidas pela sommelier Teresa Gomes